segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Associação Brasileira de Trombone

Olá trombonistas, minha primeira postagem vai ser sobre como começou a ABT e o primeiro encontro brasileiro de trombonistas a partir de um artigo do principal idealizador Prof. Doutor Radegundis Feitosa.

A Associação Brasileira de Trombone começou a ser pensada depois que o Prof. Dr. Radegundis Feitosa conheceu a ITA (Associação Internacional de Trombone), em 1984, ano em que ele começou a estudar na Jiulliard School. Depois disso, em 1987, ele foi pela primeira vez ao Festival Internacional de Trombone, onde despertou nele a vontade de criar uma associação de trombonistas no Brasil e um evento nacional com as características do ITF (Festival Internacional de Trombone). Mas essa idéia se tornara inviável pelo fato de Radegundis ter pouco conhecimento sobre como abrir uma associação, além disso ele tinha apenas o seu companheiro de departamento na UFPB, o Professor Sandoval Moreno com a mesma vontade que ele. Em 1987 Radegundis voltou aos Estados Unidos para fazer o doutorado, onde ficou até 1991. Quando ele voltou ao Brasil seus trabalhos na UFPB ocuparam bastante o seu tempo e só em 1994 foi que os planos de criar a associação voltou a ser possível quando o Prof. Doutor Carlos Eduardo Mello de Brasília, voltou dos Estados Unidos, depois do mestrado, com a mesma vontade de Radegundis. Então, em 1994, Radegundis começou a espalhar sua idéia aos trombonistas profissionais e amadores durante seus concertos e Master Class que fazia por todo Brasil e entrava em contato com os artistas internacionais e tentava conseguir apoio com a FUNARTE. Enquanto isso Carlos Eduardo organizava a parte burocrática junto com outros trombonistas de Brasília e conversava com a Universidade de Brasília para sediar o primeiro encontro nacional.
Então, conseguiram, em outubro de 1995 na cidade de Brasília foi fundada a Associação Brasileira de Trombone enquanto acontecia o primeiro Encontro Brasileiro de Trombonistas patrocinado e apoiado pela UnB, FUNARTE, Orquestra Sinfônica Nacional e a Casa Thomas Jefferson. Participaram desse encontro como artistas internacionais o primeiro trombone do Metropolitan Opera House New York,  Per Brevig e Steve Wolfinbarger, Presidente da ITA, os artistas nacionais foram: Gilberto Gagliardi, Raul de Souza, Wagner Politschuk, Carlos Eduardo Mello e Radegundis Feitosa e como conjuntos convidados participaram o Brazilian Brass (Quinteto de Metais de Brasília), Quarteto de Trombones da Paraíba e o grupo Trombonismo (Quarteto de trombones de São Paulo). Nesse primeiro encontro o trombonista homenageado foi o professor Gilberto Gagliardi, o qual falou que na década de 60 ele e mais alguns colegas do Rio de Janeiro fizeram um  encontro com esse mesmo intuito e criaram o Sindicato dos Trombonistas Brasileiros, porém, mesmo com a intenção de continuar, aconteceu apenas uma vez. Então, nesse primeiro encontro foi decidida a primeira presidência da ABT por votação dos participantes. O presidente foi Radegundis Feitosa, vice-presidente Gilberto Gagliardi, 1º secretário Michael Mendelson, 2º secretário Isaac Leite, 1º tesoureiro Wagner Polistchuck e 2ºs tesoureiros Sérgio de Jesus e Alciomar de Oliveira. Assim foi formada a primeira presidência da ABT que permaneceu durante 2 anos.

É essa a história da criação da ABT, seremos eternamente agradecidos ao grande Radegundis pois, é o por ele que temos a Associação de um único instrumento mais antiga do Brasil e a que mais funciona. Nos próximos posts irei falando sobre cada ano do encontro.
Eternos agradecimentos a Radegundis!
Abraço!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou o Luíz Roberto.Sou trombonista,toco trombone de pisto.Como faço para me matricular,quero ter a chance de entrar em um conservatório para aprofundar-me mais na música,estudei métodos e partituras,toco as quatro partes soprano,contralto,tenor e baixo, muitos me elogiam pela forma suave,encantadora e emocionante que eu toco ,gosto muito de tocar solo,mas preciso ter aprendizado e certificado profissional,quero praticar,estudar e aprender mais com vocês,para poder me tornar um músico profissional,e mostrar o som do meu trombone que é maravilhoso.Hoje em dia está escasso um bom músico que toca trombone de pisto,hoje vemos mais trombonistas de vara.. Tenho certeza que vão gostar,preciso muito do apoio de vocês. Número de contato.Cel- (73)98853-4327 ou (73)98891-3678.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá,sou o Luiz Roberto,sou trombonista,toco trombone de pisto.Quando toco todos ficam admirados com minha forma encantadora de tocar,como pode um trombonista tocar desta forma tão linda,alguns falam que eu toco com a alma,já fui elogiado até por outros trombonistas.Não tenho certificados de trombonista ou coisa e tal,mas aprendi com professores métodos,teorias,solfejos e partituras,toco as quatro partes,soprano,contralto,tenor e baixo.Me considero um grande artista desconhecido e sem palco.Me dê uma oportunidade de mostrar o meu trabalho. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Tagged "tin" - Titanium Spruce Tea - TheTitaniumArt
    Tin Tin Tea Tagged "tin" - TitaniumArt. titanium trim reviews 1 - blue titanium cerakote T-In-One - Titanium Spruce Tea. 1 - T-In-One edge titanium - T-In-One - titanium stud earrings T-In-One - T-In-One - T-In-One titanium flash mica - T-In-One - T-In-One - T-In-One.

    ResponderExcluir