terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aulas de trombone na Escola de Música da UFRN

Essa para trombonistas que querem começar a estudar e/ou terem uma formação acadêmica no trombone.

A Escola de Música da UFRN oferece três cursos de diferentes níveis para estudantes de trombone. O curso básico em música, que permite você ter aulas práticas de trombone uma vez por semana e aula de teoria musical também uma vez por semana. Nas aulas de trombone os monitores irão ensinar as maneiras corretas da execução do instrumento, postura, respiração, posições da vara, leitura de métodos e tirar as dúvidas frenquentes no início do estudo. Nas aulas de teoria, os monitores iniciam o aluno a leitura de partituras e solfejos com as maneiras mais fáceis para a iniciação de quem ainda não aprendeu a ler partitura. Para entrar nesse curso é preciso apenas fazer uma entrevista, para saber da disponibilidade de tempo do aluno, dura 2 anos e o aluno precisa pagar o valor de R$ 120,00 por semestre.
Dica: Esse curso é recomendado para alunos que pretendem começar a estudar o trombone, alunos que já tocam mas não teve uma boa orientação inicial e que não sabem ler partitura. A escola de música oferece o trombone ao aluno, porém, o trombone só pode ser utilizado dentro da escola e depende da disponibilidade, pois, só tem 2 instrumentos disponíveis.
O curso técnico é um curso gratuito e que tem como objetivo formar profissionalmente o músico com aulas de trombone e de disciplinas teóricas voltadas à prática do instrumento. O curso tem duração de 3 anos e a sua unica forma de ingresso é por uma seleção que acontece uma vez por ano, onde o candidato faz uma prova prática no trombone e uma prova teórica. Geralmente as provas acontecem no mês de dezembro e as inscrições abrem entre os meses de setembro e outubro. É um curso onde você conhece e estuda toda a literatura do trombone, e toca em grupos musicais da escola de música nas práticas de conjunto.
Dica: É um curso para quem já tem uma certa experiência no instrumento, pois requer uma aprovação uma prova que precisa ter um certo conhecimento musical. Indicado para trombonistas de nível já sabem tocar o instrumento e que querem uma formação acadêmica.
O terceiro é a graduação, bacharelado em música com habilitação em trombone. É uma faculdade de música onde você escolhe o instrumento em que queira se aperfeiçoar. Dura 4 anos e requer uma boa dedicação do aluno. A grade curricular bastante ampla e com várias opções, mas 70% da grade é voltada para a música erudita e 30% para a música popular. Tem grandes desafios para o aluno instrumentista pois durante 7 semestres o aluno tem que fazer 3 recitais e 4 apresentações em público além de tocar com grupos da escola de musica. É um curso bem completo e o aluno sai um bacharel em música bem preparado para ser um bom trombonista e professor caso seja a intenção.

O professor da classe de trombone é Gilvando Pereira (Azeitona). Paraibano, foi aluno de Radegundis Feitosa na UFPB, trombonista do sexteto BTE e do quarteto de trombones da Paraíba. Vou colocar o e-mail dele caso queiram entrar em contato com ele.
tona@musica.ufrn.br

O endereço da Escola de Música é:
Rua Passeio dos Girassois, s/nº
Campus Universitário - Lagoa Nova
Natal/RN - CEP: 59078-190

e o telefone para contato é:
(84) 3215-3612

Bem, espero ter sido útil para quem estava interessado.
Lembre sempre de consultar um trombonista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário