terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um pouco sobre a família do trombone

 A FAMÍLIA DO TROMBONE
No fim do século XVI eram construídos trombones em três tamanhos: o alto em Fá2 (em Si1 com a vara toda estendida), o tenor em Si b (em Mi, vara distendida) e o baixo em Mi b, (que atingia o Lá). Deste modo, os três modelos formavam uma escala contínua. Desde essa tempo o trombone tenor é o instrumento-tipo, e qualquer referencia ao trombone sem especificar o modelo refere-se a ele. Depois desse período surgiu o trombone soprano e o trombone conta-baixo. Dessa família do trombone, o soprano foi rapidamente abandonado pelos compositores. Desde princípios do séc. XVII já não eram mais usados os modelos soprano e contra-baixo, eles entraram em desuso pelo fato de terem um som muito parecido com outros instrumentos já existentes, ficando apenas o trio formado pelos modelos, alto, tenor e baixo. Durante o século XIX houve uma tendência para os modelos alto e baixo desaparecerem, mas este abandono é apenas transitório, porque em 1840, na Sinfonia Fúnebre e Triunfal, Berlioz usa os três modelos, e vinte anos mais tarde Wagner junta-lhes o já referido trombone contrabaixo.
Durante o século XIX as principais inovações para trombone foi o aparecimento da vara dupla e a aplicação dos pistões. A vara dupla é de certo modo uma reinvenção, pois já existia um trombone de vara dupla datado de 1612, feito por Josbst Schnitzer. O timbre dos pistões é de menor qualidade que o da vara, e hoje praticamente só e utilizado nas bandas de música.
TROMBONE TENOR
Este é o principal da família do trombone. Nas situações não profissionais, não é fora do comum encontrar o trombone tenor a executar todas as partes do trombone (alto, tenor e baixo).É um instrumento em dó com armação em si bemole em fá se o instrumento tiver o sistema de rotor. Tem o papel atualmente de tocar o primeiro e o segundo trombone na orquestra.

TROMBONE ALTO
O Trombone alto hoje em dia quase não é utilizado. A sua popularidade nasceu na época da renascença, quando os compositores escreviam propositadamente para este instrumento. Este instrumento é mais adequado para um tipo de música melodiosa, que ligava muito bem com as orquestras da época.
O trombone alto é um instrumento em Mi bemol, o que faz com que este instrumento tenha características de som especiais, como o som mais aveludado, mais suave que os outros trombones. É um instrumento que se insere com as madeiras, os metais e com vozes.
Este instrumento apresenta alguns problemas principalmente quando se fala no som. A qualidade de som vai diminuindo a partir do Do(3) para baixo.
Existe também o trombone alto com rotor, que sua utilização o trombone fica armado em mi bemol e si bemol.


TROMBONE BAIXO
Este trombone tem o mesmo comprimento que o trombone tenor com o registo em Fá. A diferença é que tem uma tubagem mais larga e o diâmetro da campânula é maior e por consequência faz com que tenha uma sonoridade mais escura.
Este instrumento está especializado para tocar notas a partir de Sol(2) para baixo na extensão. Também é preparado para as notas no registo pedal (fundamental) mais energético e limpo em questões de som. Neste instrumento é necessário uma maior quantidade de ar devido as características anteriormente indicadas.
Existe outro tipo de trombone baixo que vai para além do registo de Fa, tem ainda o registo de sol bemol ou ré. Este é o modelo escolhido por uma grande maioria dos trombonistas baixos profissionais. Este sistema de registos é posto em prática por duas válvulas manuseadas pelo dedo polegar e anelar da mão esquerda. Com estas mudanças de registos é necessário ajustar as posições na vara do instrumento.

TROMBONE CONTRABAIXO
O Trombone contrabaixo está em Si bemol, uma oitava abaixo do trombone tenor. Devido ao enorme tamanho do tubo, em 1816 Gottfried Weber, inventou uma vara dupla, ficando o tubo dobrado em quatro seções. É uma verdadeira maratona, assim se pode dizer, tocar este instrumento porque muito esgotante em relação a pulmões e a lábios. A sonoridade é muitas das vezes comparada com a da tuba. É um instrumento um pouco limitado em relação a técnica devido a forma da sua vara. Poucos compositores escreveram para este instrumento, alguns deles foram Wagner, Strauss, Verdi e Schoenberg mas, devido as dificuldades deixou de se escrever para ele. Atualmente é utilizado apenas em corais de trombones, principalmente na europa.

TROMBONE DE PISTO
O trombone de pisto é um instrumento que, hoje em dia está em desuso devido as suas limitações. É um instrumento que produz uma menor quantidade de som do que os outros trombones. É um instrumento de maior uso nas bandas filarmônicas e no jazz. Como o próprio nome indica, trata-se de um instrumento de pistões como a trompete.

Abraço galera, até o próximo post!

2 comentários:

  1. Ótimo material, parabéns!
    Tenho dúvida e gostaria de um esclarecimento em relação as diferenças básicas entre trombones em Dó e Sib,

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. QUERIA APRENDER COMO POSSO ACHAR NOTAS AGUDAS E MANTÊ-LAS, SOU INICIANTE NO TROMBONE DE PISTO, MAS NÃO ACHO EM NENHUM LUGAR!

    ResponderExcluir