quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Trombonistas do RN

     



     Olá trombonistas, a partir de hoje falarei um pouco sobre a história de alguns trombonistas do RN, assim vocês ficarão conhecendo um pouco sobre nossos trombonistas.     

      

      Bem, para abrir, escolhi um grande músico que está aqui em Natal a quase 20 anos e tem seu nome reconhecido nacionalmente, Gilberto Cabral. Excelente trombonista, erudito e popular, ótimo improvisador no trombone, compositor, arranjor, produtor. Esse cara já fez e está fazendo muito pela música no RN, tanto na área de performance quanto na parte didática. Hoje ele atua na Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, na Banda Sinfônica da cidade do Natal e dar aulas de trombone. Tem 2 CD's solo gravadados e muitas outras coisas que vou falar para vocês. Agora, vou seguir com um pouco da história do Giba, como é carinhosamente conhecido.   



      Natural de Recife/PE, músico autodidata, trombonista por vocação. Em 1988, foi primeiro colocado no concurso da Banda Sinfônica do Recife e também no concurso da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, indo então foi residir em Natal/RN. Nos anos de 1991 e 2002, foi solista da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, neste período, acompanhou artistas de renome nacional como: Alceu Valença, Bibi Ferreira, Cauby Peixoto, Edu Lobo, Reginaldo Rossi, Nelson Gonçalves, Beto Barbosa, Walquíria Santos, Sivuca, Valéria Oliveira e Cidade Negra. Nos CD’s “Impressões” e “Lanterna do Futuro”, da cantora potiguar Valéria Oliveira, foi o arranjador, produtor e diretor musical. No ano de 2003, passou a integrar a Banda Sinfônica da Cidade do Natal onde foi primeiro colocado no concurso. Em 2004, lançou o primeiro CD solo, intitulado “Musa”. Com este CD, participou de vários projetos musicais de Natal e também realizou shows no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Como compositor erudito, sua primeira composição foi a música “Saga” interpretada pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte em 2005. Por solicitação da Prefeitura Municipal da Cidade do Natal, foi regente e formador de bandas de frevo, direcionadas a 8 blocos de rua na praia da Redinha, totalizando um geral de mais de 100 músicos envolvidos nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009. No tradicional bloco de rua “Banda Independente da Ribeira”, foi regente e arranjador por 5 anos (2004 a 2008). Fundou o projeto social “Ilha de Música” em 2006 e co-idealizador, compositor e arranjo de composições brasileiras, adaptando-as ao grupo, que é formado por 30 crianças e adolescentes da Comunidade da África em Natal. Em 2008, no CD inédito da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, foi o responsável pela direção musical, arranjos e participação como instrumentista. A gravação conta com participações de Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Léo Gandelman, Bruno Cardoso e Rodolfo Amaral entre outros. Em agosto deste ano, foi o grande trombonista homenageado do “III Encontro de Trombones do Nordeste”, realizado em Recife/PE onde ministrou master class do trombone na música popular. Em 2009 ocorre o lançamento do segundo CD solo, intitulado “Colorido”, com shows em Natal/RN, Fortaleza/CE, Cariri/PB, Souza/PB e Recife/PE. Também nesse ano, ele fundou o grupo "Boca no Trombone", grupo que foi bastante aceito pelo público natalense, com composições e arranjos dos integrantes do grupo fez shows importantes em Natal e começou a gravar o primeiro CD. Com um carisma ímpar, seus shows são bem aceitos pelo mais variado tipo de público. Gilberto Cabral esta entre os músicos mais destacados do Estado.




            É isso aí galera, está aí um pouco da história do Gilberto Cabral. Para quem quiser saber um pouco mais e quiser ouvir o som dele é só ir nesse link do Giba no My Space, vocês vão gostar de dar uma ouvida no som desse cara. 

http://www.myspace.com/gilbertocabral


Vou nessa galera, amanhã tem mais. Espero que tenham gostado!



2 comentários:

  1. olá amigo por favor gostaria de ajuda se possível, tenho um sonho muito grande de aprender a tocar trombone e me mudei pra natal-rn recentemente aqui estou com dificuldade para achar alguma escola de musica. alguem pode me ajudar por favor. se puder enviar a resposta por email agradeço: gutocarvalhoalves@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,sou o Luiz Roberto,sou trombonista,toco trombone de pisto.Quando toco todos ficam admirados com minha forma encantadora de tocar,como pode um trombonista tocar desta forma tão linda,alguns falam que eu toco com a alma,já fui elogiado até por outros trombonistas.Não tenho certificados de trombonista ou coisa e tal,mas aprendi com professores métodos,teorias,solfejos e partituras,toco as quatro partes soprano,contralto,tenor e baixo.Me considero um grande artista desconhecido e sem palco.Quem sabe eu não sou uma grande descoberta.Me dê uma oportunidade de mostrar o meu trabalho,gosto muito de tocar hinos clássicos. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir